Quando fizemos o replante das caducas? E como fazer?

O Replante de Bonsai Caduco é uma etapa importante para saúde e desenvolvimento do Bonsai.

 

1. Época ideal de replante:

O Replante deve ser feito no final do Inverno ou Inicio da Primavera, quando o bonsai está saindo da dormência, o momento exato é quando a planta apresenta sinais de atividade, como gemas madurando e brotos iniciando abertura, nesse momento, o impacto na planta é minimizado, pois ela ainda não possui folhagem adulta, diminuindo assim a margem para eventuais danos.

 

2. Retirando a árvore do vaso:

Remova a árvore do vaso com cuidado, usando um Gancho afiado para cortar e deslocar as raízes da parede do vaso.

 

3. Desmanchando o torrão:

Com Hashi ou Rake, delicadamente tire o excesso de substrato entre as raízes, excelente momento para fazer uma seleção delas, encurtar as grosseiras (faça esse processo em etapas caso o sistema radicular esteja fraco ou com pouca disposição) e posicione as raízes de forma radial, para que tenha um bom nebari no futuro.

 

4. Preparo do vaso:

Deixe preparado o vaso, tampe os furos de drenagem com tela e posicione o arame para fixar a planta.

 

5. Substrato:

Tenha em mãos uma boa mistura de substrato, para plantas grandes o ideal é usar duas granulometrias de grãos.
Primeira camada de substrato é de grãos maiores, a segunda camada é de grãos pequenos, que será acomodado entre as ramificações de raízes, introduza o hashi afim de acomodar os grãos e tirar pequenas bolsas de ar.

 

6. Acabamento na superfície:

Para cobrir o substrato das misturas, costumo usar uma camada de Akadama fina, essa que ajuda visualmente quando a árvore está necessitando de rega, já que muda de cor.
Use musgo Sphagnum para tampar eventuais raízes que tenham ficado expostas e possam sofrer desidratação.

 

7. Pós Replante:

O pós replante é a etapa mais importante para recuperação da planta, mantenha sua árvore sempre úmida, em local sombreado, ou que receba somente as primeiras horas de sol pleno do dia, utilize hormônios enraizadores para ajudar na recuperação, superthrive, alquifish mel e forth enraizador podem auxiliar nessa jornada.


 

8. Planeje o replante:

Tenha em mãos os materiais necessários para o transplante, não esqueça de Borrifar as raízes durante o processo para que não sofram desidratação.
Deixe o vaso pronto com as telas e aremes, ferramentas e substrato a disposição.

 

Conclusão:
O replante/transplante é uma técnica muito prazerosa, aproveito o momento para se conectar com a natureza, trate sua árvore com carinho, e planeje cada etapa do cultivo.

Para mais conteúdos, siga nosso canal no YouTube Yama-en Bonsai.


 

Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v4
Selos

Yama-en Bonsai - CNPJ: 23.773.595/0001-13 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade

Fale Conosco pelo WhatsApp