A arte da rega, a técnica difícil de dominar

Regar o bonsai é uma prática fundamental, mas difícil de dominar.

Até entusiastas experientes podem retardar o desenvolvimento de suas árvores se seguirem uma rotina, em vez de reagirem diariamente às suas condições de crescimento.

 

1. Cada espécie demanda cuidados diferentes:

Cada espécie possui sua particularidades, e cada árvore da mesma espécie apresenta necessidade individuais, conforme o estágio de desenvolvimento e da frequência com que é transplantada. 
Obter o equilíbrio correto de água e oxigênio no solo é fundamental para o êxito do bonsai, usar solos de qualidade vão ajudar a dominar a pratica da rega.

 

2. Como as árvore usam a água:

Árvores usam e perdem água de várias formas, mas cerca de 90% de seu volume se destina à regulagem de temperatura.
A árvore transpira através da folhagem: quanto maior o calor, mais água se faz necessário. Mas há outros fatores relevantes, como o vento, que tira a umidade da superfície do solo e da folhagem. Em qualquer desses casos, a árvore requer mais água para se recompor.

 

3. A rega e as estações:

No Japão é costume dizer que a rega é uma arte, e que pode levar anos para domina-la completamente.
Costumamos dizer que o momento ideal para regar é quando o solo está levemente seco, mas a outras variáveis que devem ser observadas para atingir o êxito na rega.
Essas variáveis devem ser levadas em conta conforme a região que você estiver.

No verão, a tendência é de dias quentes, com a máxima de sol, já que temos dias mais longos e mais exposição de raios, nesse período pode ser preciso regar mais que uma vez, recomendo que esteja atento a previsão do tempo, e fique sempre informado do clima para sua região.

No outono, algumas árvores começam a sofrer alterações, como queda de folhas, desaceleração de crescimento, esses fatores começam a diminuir o processamento de líquidos, e a rega deve ser ajustada para que a rotina não afete o desenvolvimento da planta.

No inverno, com menor exposição aos raios solares, as plantas entrarão em um tipo de dormência, onde algumas espécies tem seu metabolismo reduzido, podendo levar dias para processar os líquidos, fique a atento a mudança de cor no solo, ou coloque o dedo para fazer a identificação da umidade, com o tempo, você irá se acostumar a fazer essa identificação só de olhar para a planta, chamamos de comunicação visual.

Na primavera, o sol começa a levantar novamente, trazendo dias mais longos e clima ameno, as plantas começam a brotar e aumentar a atividade, o processamento de líquidos aumenta, e precisamos novamente reajustar nossa rega.

 

4. Tamanho do vaso e componentes:

É preciso também considerar a quantidade de água que cabe no vaso, o que depende de alguns aspectos.
Os componentes e partículas do solo:

Partículas pequenas retêm mais umidade do que as grandes. O substrato pode ser adaptado para aumentar ou diminuir a retenção de água.

Em um vaso muito grande, o solo tende a ficar mais tempo úmido, o que leva ao desequilíbrio entre água e oxigênio. Um recipiente pequeno tem pouco solo e retém menos água, aumentando risco de danos.

As chaves para o sucesso são entender, observar e testar. Estude a árvore diariamente, analise as condições no vaso e a influência do clima e compreenda as necessidades do bonsai em cada época do ano.

 

5. Compactação do solo:

Com o desenvolvimento das raízes, a estrutura do solo se rompe, e, consequentemente, sua superfície endurece e fica menos permeável à água. Isso pode causar o ressecamento do solo.
O jato de água também pode ocasionar compactação, usar um
esguicho ou regador suave vai ajudar a manter a longevidade do solo.

O ideal seria se adaptarmos a rotina das plantas, mas como pode não haver tempo hábil, recomendo regar bem as plantas pela manhã, antes de sair para os compromissos, e planejar o local aonde são cultivadas, fazendo rodízio dependo da estação. 

 

Conclusão:
Dominar as técnicas de rega é essencial para criar e manter a forma e a beleza do bonsai. Este guia oferece um conjunto detalhado de orientações para ajudar os cultivadores a compreenderem as nuances da rega e aprimorarem suas habilidades na arte do bonsai.

Para mais conteúdos, siga nosso canal no YouTube Yama-en Bonsai.

Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v4
Selos

Yama-en Bonsai - CNPJ: 23.773.595/0001-13 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade

Fale Conosco pelo WhatsApp